- Área: 4636 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. Guadix situa-se em um lugar singular do ponto de vista de sua geologia - aos pés das Montanhas da Sierra Nevada, e por sobre um vale formado de argila, que foi esculpido e perfurado pelo Mar Mediterrâneo. Esses fatos afetaram a maneira com que as pessoas viveram e construiram nesta área - das conhecidas "casas-cueva" (cavernas convertidas em residências) ao grande emprego de tijolos de barro em sua famosa catedral. Assim, esta proposta de habitação social está em um volume facetado e esculpido através de grandes superfícies dobradas.
Este volume foi escavado como uma caverna e moldado para permitir a entrada de luz natural para penetrar e moldar o ambiente. Os apartamentos são divididos em três faixas diferentes: A faixa exterior (a fachada) funciona como um filtro para a luz solar utilizando células profundas para as janelas. A profundidade desta faixa cria uma área de armazenamento para estes apartamentos. A faixa intermediária abriga todas os quartos diferentes dos apartamentos. Seria possível criar um espaço contínuo sem quartos individuais.
A última faixa funciona como uma instalação de apoio, onde cozinhas e banheiros podem satisfazer as necessidades adequadas do viver. O pavimento térreo foi esvaziado, eliminando alguns apartamentos para conectar diferentes vazios internos, a fim propiciar um espaço contínuo e esculpido no interior do edifício.